ORÁCULO
2018
wr3ad1ng d1g1t5

Quem conta um conto acrescenta um ponto e a lenda da Bruxa d’ Arruda não é exceção.

Resultando de um trabalho inicial (e iniciático) de pesquisa sobre as várias personagens e episódios atribuídos a esta figura enigmática, Óraculo pretende proporcionar uma experiência interativa, revelando os processos de (des)construção das narrativas populares.

Assim, cada leitor será convidado a criar e partilhar a sua própria leitura sobre a história da Bruxa d’ Arruda. Aproximando-se do Oráculo, acionar-se-á uma interface e, à superfície, tendo como base múltiplas variações e combinações possíveis da história, previamente programadas, será revelada uma versão - a sua versão, potencialmente única - da mesma.

No final, o leitor terá a possibilidade de recomeçar a leitura, acrescentando, deste modo, mais um ponto à história da afamada curandeira da Arruda.

Esta obra foi produzida no âmbito do Prémio de Artes Bruxa d'Arruda, promovido pelo Município de Arruda dos Vinhos.


Autores

Ana Gago
Membro integrante do colectivo wr3d1ng d1g1t5. Artista experimental, incluindo-se no seu percurso profissional a produção, comunicação e curadoria de exposições de Arte e Literatura. Licenciada em Ciências da Comunicação (FCSH-UNL) e Doutoranda em “Estudos de Património”, pela Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Diogo Marques
Co-fundador do colectivo wr3d1ng d1g1t5. Criador experimental e investigador criativo (Doutoramento em 2018, Materialidades da Literatura, pela Universidade de Coimbra). O seu percurso académico e artístico, com particular incidência nas (im)possíveis pontes entre arte(s), ciência(s) e tecnologia(s), inclui ainda curadoria de exposições de Arte e Literatura Digital, bem como traduções de ficção interactiva digital para língua portuguesa. Procura-se com frequência na “arte” da alquimia e encontra-se amiúde na “ciência” do Tarot. Pelo meio, também gosta de conversar com máquinas. Daí considerar que será sempre mais tolo, do que propriamente sábio ou artista. Em suma: é um, entre vários.

João Santa Cruz
Co-fundador do colectivo wr3d1ng d1g1t5. Arquitecto de soluções, utiliza a tecnologia e a engenharia para responder aos desafios do dia a dia. Explorador por natureza, adora experimentar e produzir com as mãos, estando envolvido em projectos musicais, carpintaria e agricultura. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela UTAD e Mestre em Software Open Source pelo ISCTE.
joaosantacruz.com

wread1ng d1g1t5 Coletivo artístico #visual #digital #experimental #transdisciplinar. Desde a sua formação em 2015, wreading-digits tem concentrado grande parte do seu processo criativo na exploração de paradoxos relacionados com a(s) linguagens(s) e comunicação.
wreading-digits.com // facebook.com/wreadingdigits // instagram.com/wreadingdigits