TIPO DE PROJECTO
[DES]CONEXÃO 2.0: disjecta membra
(DES)CONEXÃO 2.0 : Disjecta membra | @ Conferência Internacional ARTeFACTo 2018, Universidade Aberta de Lisboa, Palácio Ceia (16 e 17 de Novembro, 2018)
http://artefacto.artech-international.org/artefacto-conference-2018/
(DES)CONEXÃO é um projecto artístico pelo colectivo wr3ad1ng d1g1t5, em parceria com o artista multimédia Pedro Ferreira, no âmbito da residência REALTIME RUNTIME PEOPLE promovida pelo Laboratório INVITROgerador da Universidade Aberta de Lisboa.
Num primeiro momento de apresentação, em julho de 2018, no Atelier Concorde, Lisboa, os conteúdos originais de poesia e videoarte criados no âmbito da residência foram reunidos na forma de instalação ciberpoética.
No âmbito da conferência ARTeFACTo 2018, o foco modifica-se, mas não o objectivo. É dada primazia à leitura dos conteúdos, que, numa fase futura do projecto, se pretende autonomizar.
Assim, opta-se por apresentar uma instalação com alguns dos poemas/operações textuais, no seu formato e suportes físicos, analógicos – pedra, papel ou película. Esta exposição do(s) artefacto(s) será, também, acompanhada pelo lançamento da monografia do projecto e da versão online de (DES)CONEXÃO.
Deste modo, despindo a palavra da camada de mediação digital inicial, esta sai, contudo, evidenciada, pelo contraponto; do texto, em realtime, com a sua virtualização, na versão online, agora em runtime.
Chega-se a um novo começo, a (re)união da espiral – metáfora para o impacto do uso das tecnologias na percepção sobre a pedra, i.e. sobre a realidade.